quarta-feira, 3 de agosto de 2016

História das Bolas de Sinuca

As primeiras bolas de bilhar eram feitas de madeira e, posteriormente, barro (este último ainda em uso no século 20). Do marfim foi feita a partir de 1627 até o início do século 20, embora as primeiras referências escritas as bolas de bilhar de marfim estão no inventário de 1588 o Duque de Norfolk. Mas em meados de 1800, os elefantes estavam sendo abatidos por causa de seu marfim, apenas para acompanhar a procura de bolas de bilhar de marfim – não mais que oito bolas podem ser feitas a partir de uma presa de elefante. A indústria de sinuca percebeu que o fornecimento de elefantes (sua principal fonte de marfim), foi ameaçado, assim como perigoso para obter (uma questão de notável interesse público na virada do século passado). Inventores foram desafiados a criar um material alternativo para as bolas de bilhar que poderia ser fabricado, com uma recompensa de US$10 mil oferecida por um fornecedor de Nova York, Phelan and Collender. (Isso é cerca de 160 mil dólares em 2009.) Em 1869, John Wesley Hyatt inventou um material chamado de composição de nitrocelulose para as bolas de bilhar (E.U.A patente 50359, a primeira patente americana para as bolas de bilhar). Não está claro se o prêmio em dinheiro foi concedido, e não há evidência sugerindo que ele de fato venceu. Em 1870 era comercialmente a marca Celluloid, a primeira indústria de plástico. Infelizmente, a natureza do celulóide tornou-o volátil na produção, ocasionando explosões, o que finalmente fez este plástico ser impraticável. Uma lenda urbana diz que as bolas de bilhar feitas de celulóide ocasionalmente explodiriam durante um jogo, mas nenhuma fonte confiável pode comprovar isso.

Posteriormente, para evitar o problema de instabilidade de celulóide, a indústria experimentou com vários outros materiais sintéticos para as bolas de bilhar, como a baquelite, Crystalite e outros compostos de plástico.

As rigorosas exigências das bolas de bilhar se reúnem hoje com bolas de plástico moldado a partir de materiais que são altamente resistentes a rachaduras e lascas. Atualmente Saluc, sob o nome das marcas Aramith e Brunswick, fabrica bolas de bilhar em resinas fenólicas.

Outras matérias plásticas e resinas como poliéster (sob vários nomes comerciais) e claro em acrílico também são usadas, por empresas concorrentes nacionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário